domingo, 20 de março de 2011

Mais Dicas para a Nossa menina Bimby


Vi estas dicas no Blog Bimbexpress e não pode deixar de tomar notas delas e de postar aqui tb no meu Blog, para as minhas amigas tb tomarem conhecimento.


TRUQUES DA BIMBY

– O copo transparente da Bimby, raso de água leva 100 gramas.
VELOCIDADES

- Velocidade 5 = Faca
- Velocidade 6 = Batedeira ( para bater todos os bolos que não precisem de levedar)
- Velocidades 7 e 8 = Passe-vite

TEMPERATURAS
- 60º/70º = Banho Maria

- 37 º = Temperatura do nosso corpo (Sempre que bater massas de bolos, utilize esta temperatura)

SUBSTITUTOS

- O Limão é um activador de sabor. Utilize-o sempre que fizer gelados, compotas (opcional) e sumos.

- Utilize Gelo em vez de água para fazer os Néctares (1 minuto na vel. 9). Só depois adicione água a gosto (uns segundos na vel. 5)

GELADOS

- Primeiro pulverize 200 g de açúcar. De seguida coloque limão e depois a fruta congelada. Triture na velocidade 5. Junte o leite evaporado congelado em doses (por exemplo nas cuvetes do gelo ou em copinhos plásticos). Misture durante 2 minutos ajudando SEMPRE com a espátula (MUITO IMPORTANTE) para que a mistura fique mais homogénea

- Pode fazer os gelados com leite condensado (sem juntar o açúcar) e fruta. .

******

- Sempre que uma receita leve farinha e algum liquido, coloque primeiro o liquido e só depois a farinha (para não formar grumos).

- Pode Pulverizar grão ou feijão seco para fazer óptimas sopas destes ingredientes. Primeiro colocar no copo os outros ingredientes pretendidos e só depois o pó de feijão ou de grão.

- Em vez de fritar os SONHOS, opte por fazê-los no Forno.

- Para fazer o FUMET DE CAMARÃO junte 250g de cascas e cabeças de camarão e 500 g de água. Programe 5 m, vel. 4, temp. 100º.

- Para que a massa “Choux” saia perfeita, deve arrefecer antes de juntar os ovos inteiros.

- Sempre que fizer doces que levem folhas ou pó de gelatina, no fim de a derreter e antes de a deitar aos preparados, arrefeça-a um pouco, juntando-lhe uma colher do doce que vai fazer.

- Para bater natas e obter bons resultados, é indispensável que o copo esteja limpo e seco, que as natas estejam frescas e que tenham gordura (As natas “light” e as de soja não sobem).

- A ”borboleta” apenas pode usar-se até à velocidade 4.

- Para fazer Manteiga utilize 2 pacotes de natas e bata na velocidade 9 durante 2 minutos. Pode aromatizar a manteiga com um ingrediente à escolha, adicionando-o nos últimos 30 segundos. Deite a manteiga no cesto da Bimby e lave-a bem em água muito fria corrente (para não rançar) até que esta água saia limpa. Deite-a sobre papel absorvente e seque bem. Tempere com sal q.b.. Enrole em película aderente e faça um “rebuçado”.

- Coloque um pouco de azeite no copo da Bimby sempre que picar legumes (ou outro ingrediente como fiambre, bacon, etc) para que estes não fiquem colados às paredes dos copo.

- Para fazer o arroz malandrinho utilize a regra “3 de água para 1 de arroz” (ATENÇÃO à receita do livro base que está errada).

- Para fazer bem a maionnaise, deitar a gordura escolhida na tampa da Bimby, com o copinho colocado, que ela vai descendo na velocidade adequada através das saliências do copinho. Apenas passar da vel. 7 à 9 quando se faz maionnaise aromatizada, e só nos últimos segundos, para picar o ingrediente escolhido.
Se a maionnaise deslaçar, retirá-la para outro recepiente, deitar 2 ovos inteiros no copo da Bimby e deitar pela tampa a maionnaise deslaçada. Quanto maior a quantidade de gordura maior é a consistência.

- Tirar sempre o “olho” do dente de alho, para que este não deixe um sabor desagradável.

- Para cozer ovos na “Varoma”, embrulhá-los em película aderente para que eles não rebentem.

- Para que o puré de batata saia bem (uma vez que depende muito da qualidade da batata), após a batata estar cozida, retirar um pouco de líquido da cozedura antes de reduzir a puré, e acrescentá-lo apenas se necessário (para que o puré não fique muito liquido).

- Ao cozer esparguete na Bimby, fica sempre algum enrolado nas lâminas. Para o soltar, virar o copo ao contrário e rodar o apoio preto das lâminas no sentido inverso que a massa solta-se.

- Em vez de saquetas de Fermipan, que têm um gosto muito activo, utilize os cubinhos de fermento de padeiro que se vendem nos bons hipermercados.

- Para substituir a manga ou saco pasteleiro, utilize 2 sacos de congelação um dentro do outro. Coloque o que pretende lá dentro e corte a ponta do “cone” formado.

- Picar sempre na velocidade 5 e começar sempre pelo ingrediente mais claro, para não tingir.

*******

1 - Se for para descascar cerejas na bimby, ou qualquer outro fruto, e não tiverem de ficar inteiras pode-se descaroçá-las na Bimby: alguns segundos na vel 4, colher inversa. Depois põem-se num prato raso, e separam-se os caroços. Convém contar os futos para saber quantos caroços se tem que tirar.

2 - Se for para fazer doce, já ouvi dizer (mas posso confirmar) que depois do doce estar feito, os caroços vêm ao de cima e é só tirá-los.

3 - Já agora e também alguns segundos e na mesma vel (4 colher inversa) pode-se desfiar bacalhau, frango e delicias do mar (estas têm de estar bem descongeladas).

4 – Quando se fazem gelados na Bimby, e no dia a seguir os mesmos estão muito duros, volta-se a meter na Bimby uns segundos na velocidade 9.

5 – 2 pacotes de cuajada equivalem a 6 folhas de gelatina.