sábado, 26 de fevereiro de 2011

Os Pilares da Terra I



Simplesmente adorei a serie que deu na TV e qd vi os Livros em desconto no continete não resisti e comprei.


Autor: Ken Follett
Nº de páginas: 500
Editor: Editorial Presença
Ano de edição: 2007
ISBN: 9789727480814

Esta obra já tem alguns anos, mas quanto mais tempo passa desde a sua publicação, mais ela se afirma como intemporal. “Os Pilares da Terra”, de Ken Follett, são sem qualquer dúvida a sua obra-prima, e um dos melhores romances históricos sobre a idade média.
O grande ponto forte desta extensa história é a forma quase perfeita como recria os ambientes medievais: uma era imunda e cruel, onde a violência sem escrúpulos de muitos se depara com a bondade de poucos; onde a luxúria e a ostentação do clero superior e da nobreza esmagam a simplicidade do povo pobre e faminto. É garantido que o leitor não só se verá transportado para o séc. XII, como também se deixará impressionar por todas estas características.
O enredo gira em torno da construção de uma catedral no priorado (fictício) de Kingsbridge, durante a guerra civil motivada pela sucessão de Henrique I de Inglaterra. A acção centra-se em quatro personagens-chave: Tom ‘Pedreiro’, que procura não só um meio de sobrevivência para si e para a sua família, mas também realizar o sonho de construir uma grande catedral; o Prior Phillip, um jovem e talentoso clérigo que tem que conciliar a sua dedicação à Igreja e à Fé com manobras políticas, sabotagens e traições; Lord William Hamleigh, um nobre que incorpora as características mais detestáveis num ser humano – e que eram tão comuns na nobreza; e Aliena, uma jovem donzela de sangue nobre que aprende da pior forma o que é ter que se esforçar por sobreviver, quando o nome da sua família – até então o seu sustento – cai em desgraça.
O que, de certa forma, acrescenta um realismo verdadeiramente cativante, é o facto de a história, inteiramente fictícia, se encaixar na perfeição na real História britânica, sem interferir nos acontecimentos reais mas antes aproveitando-se deles para se desenvolver e crescer: não existiu este priorado de Kingsbridge, mas a história de “Os Pilares da Terra” aconteceu, sem dúvida, inúmeras vezes ao longo da História.
Quanto ao autor, “Os Pilares da Terra” constitui a sua obra mais improvável. É um dos nomes fortes da literatura internacional no âmbito de thrillers e policiais, com várias obras adaptadas ao grande ecrã. Um romance histórico na sua bibliografia faz tanto sentido como um trama policial na de Danielle Steele: ironia do destino, nenhuma das outras obras de Follett chegou a números sequer próximos dos conseguidos pelo “Pilares”.
Fruto de um trabalho de investigação de quase duas décadas, foi finalmente publicado em 1989. Desde então, foi traduzido em 33 países e vendeu, até à data, mais de 90 milhões de exemplares. Seis anos no topo de vendas na Alemanha, considerado um dos melhores livros de sempre no Reino Unido e continua a vender 100.000 cópias por ano nos E.U.A..
Em 2006 inspirou um jogo de tabuleiro, também ele alvo de aclamação (considerado o melhor jogo familiar na Alemanha e em Espanha) e recentemente foram garantidos os direitos para adaptação a mini-série de televisão, ainda sem data ou nomes confirmados.
Publicado em Portugal em 2007 (em dois volumes), é uma leitura intensa, cativante e, sobretudo, obrigatória! Para os leitores que já terminaram “Os Pilares da Terra”, fica a boa notícia da publicação de “Um Mundo Sem Fim”, a muito aguardada sequela.

3 comentários:

Elsa disse...

Olha que Bela Leitura! Nunca consegui ver esta Série!

Ana Tarequita disse...

A Serie é linda, por acaso estou a me lembrar: vou pedir ao meu irmão para ver se ele consegue tirar a serie da net! ;)

Sophie disse...

Eu também não consegui ver a série.
Mas tinha lido os livros á bastante tempo, e adorei. Devorei estes livros qual caixa de Ferrero.

bj
Sophief